Mix de Notícias com Élvia Moraes – 29/12/2017

O que abre e fecha no feriado

Confira agora o que abre e fecha na passagem do ano.  As repartições públicas do Estado e Município encerram as atividades nesta sexta-feira e só retornam no dia 02 de janeiro.  O mercado municipal abre no domingo dia 31, até as quatro da tarde.

No domingo, a feira livre da Prudente de Moraes funciona normalmente, mas na segunda não há comercialização. As UPAs e o SAMU funcionam sem interrupção.

Já as Unidades Básicas, as Matriciais, as Regionais de Saúde e ainda as farmácias básicas e a solidária estão fechadas na segunda-feira retomando o expediente no dia 02.

O centro popular de compras, o camelódromo só fecha na segunda-feira.

A rede bancária encerrou o expediente nesta quinta-feira por quatro dias reabrindo na terça-feira. As casas lotéricas funcionam no sábado normalmente.


Embora de forma tímida, Uberaba mantém crescimento na geração de empregos

Apesar da crise financeira do Estado e do país, Uberaba está entre as 11 cidades de Minas com crescimento na geração de emprego. Dados do Caged – Cadastro Geral de empregados e desempregados do Ministério do Trabalho revelaram que em novembro foram gerados 143 novos empregos no Município.

O comércio disparou nas contratações gerando 211 novas oportunidades no mês passado. Os demais setores reagiram de forma tímida.

A Indústria de Transformação entre demissões e contratações gerou 22 novos empregos. O setor extrativo mineral apenas cinco contratações e o de serviços, quatro novos empregos.

Em novembro, a construção civil, agropecuária e os serviços de utilidade pública fecharam no vermelho, ou seja, demitiram mais que contrataram. Os três segmentos juntos reduziram 99 postos de trabalho. Da região, apenas Uberlândia e Uberaba fecharam o mês de novembro com saldo positivo na geração de emprego.


Tarifa do transporte coletivo deve ser definida hoje. Valor aprovado pelo Conselho não agrada o prefeito

Prefeitura de Uberaba deve definir hoje o novo valor da tarifa do transporte coletivo. Mas de acordo com nota divulgada ontem por sua assessoria, Prefeito Paulo Piau não vai acatar o aumento pedido pelas empresas de R$4,17 e nem o autorizado pelo Conselho do Transporte Coletivo de R$4,10.

Na nota, Prefeito diz entender que as planilhas apontam um aumento considerável nos custos da operação, principalmente os gastos com os combustíveis. Além disso, a gratuidade para maiores de 60 anos e benefícios para estudantes também impacta no valor final.

Mas considera que a população usuária do transporte coletivo sofre com a crise econômica que também provocou queda no número de passageiros. Na nota prefeito argumenta ser necessário buscar um equilíbrio e consenso para não prejudicar a população e nem as empresas.


Clientes da Passaredo recorrem ao Procon para não ficar no prejuízo

Oito dias após anunciar a criação de novos voos diretos de Uberaba para São Paulo e iniciar a venda de passagens pelo site, a Passaredo Linhas Aéreas cancelou as operações no interior mineiro e no Paraná.

Quem comprou as passagens está a ver navios pq empresa não se posiciona sobre a devolução do dinheiro. Cerca de 300 passagens foram vendidas em Uberaba.

O Procon instaurou procedimento para apurar e acompanhar o caso. Em e-mail enviado ao Procon, a Passaredo informou que já entrou em acordo com pelo menos 180 clientes que viajariam em dezembro e que vai entrar em contato com todos os passageiros antes das datas dos voos.

De acordo com o Procon, o passageiro pode optar pelo reembolso do valor total da passagem ou trocar por crédito para ser utilizado posteriormente.


Entrevista com Paulo Piau (segunda parte)

E na segunda parte da entrevista com o Prefeito Paulo Piau você acompanha como foi o ano pessoal, o que mais o preocupou e as expectativas para 2018.