Mix de Notícias com Élvia Moraes – 21/09/2017

Uso inadequado da água potável vai gerar multa em Uberaba
A partir desta de hoje, quem for pego lavando calçadas, ruas, veículos ou regando jardins com mangueira ou outro objeto que permita o escoamento de água de forma contínua, será notificado pelo Município. Em caso de reincidência será aplicada multa de R$232,16. A medida está prevista em decreto municipal recém-publicado que trata sobre o combate à crise hídrica em Uberaba e que tem duração de 30 dias.
 
A fiscalização será feita pelo Departamento de Posturas em parceria com o Codau e Secretaria de Meio Ambiente.  Nesta lei, não está incluída a lavação de veículos em lava-jatos que deverão possuir sistema visando a redução do consumo ou a reutilização da água.
 
As denúncias podem ser feitas no Departamento de Posturas pelo telefone 3331-2312 ou pelo Fala Cidadão no 3318-0800. Para controlar a distribuição de água de forma igualitária em toda a cidade. O Codau nos últimos dias vem realizando manobras de fechamento em todos os centros de reservação da cidade, até a total recuperação, recuperação do nível. Dando maior pressão na hora de distribuir água para os imóveis sem distinção de locais mais baixos ou mais distantes dos reservatórios.

Crianças vão à CMU pedir empenho dos vereadores no combate à corrupção
De tanto ouvir falar em corrupção, Ana Beatriz Almeida de oito anos perguntou aos pais e não gostou do que ouviu.
 
É não é só a Ana Beatriz que está preocupada com a corrupção no país. Crianças entre 6 e 11 anos que participam do Projeto “Um Brasil Melhor Começa Pra Mim” desenvolvido pela Escola Adventista de Uberaba querem combater este mal.
Reuniram as ideias numa carta que será entregue hoje pela manhã aos vereadores durante a sessão legislativa. O professor Jean Ribeiro diz idealizou o projeto considera importante envolver as famílias e o Poder Público na luta contra a corrupção.

STJ suspende liminar que impedia leilão de usinas hidrelétricas mineiras
O governo federal pelo menos por enquanto, está ganhando a queda de braço travada com o governo mineiro. O Superior Tribunal de Justiça suspendeu ontem, a liminar que impedia o leilão das hidrelétricas de Jaguara, São Simão, Miranda e volta Grande operadas pela Cemig.
 
O leilão está prevista para a próxima quarta-feira, dia 27, em São Paulo. O governo federal pretende arrecadar R$11 bilhões para equilibrar as contas públicas. Quem vencer o leilão poderá administrar por trinta anos as quatro usinas mineiras.
 
A Cemig não se manifestou sobre a decisão do STJ e ainda aguarda a decisão de outro recurso interposto ao Supremo Tribunal Federal.

Funcionários da Ebserh suspendem a greve. Hospital de Clínicas retoma as cirurgias a partir de hoje
Em assembléia realizada ontem no início da tarde, funcionários da Ebserh – Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares decidiram suspender a greve iniciada na quarta-feira. A empresa presta serviços ao Hospital de Clínicas da UFTM.
 
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores, será retomada a negociação dos funcionários com a Ebserh intermediada pelo Tribunal Superior do Trabalho. Em nota, o Sindicato informou que se a negociação não avançar a greve poderá ser retomada.
 
Ontem à tarde, o Ministério Público Estadual e o Ministério Público Federal enviaram documento ao Sindicato dos Trabalhadores recomendando que fosse respeitado o percentual mínimo de 75% de funcionários das unidades do Hospital de Clínicas que devido ao surto da bactéria KCP os protocolos de controle não poderiam ser interrompidos por falta de pessoal.
 
Ao decidir suspender a greve, funcionários da Ebserh informaram que as cirurgias eletivas que foram suspensas nos dois últimos dias, serão retomadas nesta quinta-feira.

Morre aos 74 anos o empresário e analista político Tião Silva
Tião Silva (camisa azul) ladeado por Moura Miranda e Vilmarzinho

Tião Silva (camisa azul) ladeado por Moura Miranda e Vilmarzinho

As palavras que você ouviu são do escritor e empresário Renato Lucatelli Viana amigo de Tião Silva de longa data. Sebastião Batista Silva tinha 74 anos e vinha lutando contra as conseqüências da doença de Parkinson. Estava em casa ontem pela manhã quando sofreu uma parada cardíaca.

 
Tião Silva perdeu os pais muito cedo e aos 12 anos começou a trabalhar com êxito na área empresarial. Trajetória que o cunhado Heraldo Luís se lembra bem.
 
Empresário de sucesso Tião Silva estava preocupado com os colegas conforme relata Renato Lucatelli Viana.
 
Tião Silva era verdadeiramente apaixonado por Uberaba. trabalhou muito pelo desenvolvimento da cidade. Na década de 90 coordenou a campanha de alistamento eleitoral para que o Município atingisse 200 mil eleitores e, para que os uberabenses votassem nos candidatos da cidade.
 
A doença de Parkinson prejudicou a capacidade de falar, mas não retirou Tião Silva do cenário político. Gostava de reunir amigos e convidados uma vez por semana na chamada Roda de Fogo para discutir política e projetos para Uberaba.
Prática que segundo o pecuarista Jésus Cunha Tormim era receita de Tião para fazer amigos.

Ouvinte Vilmarzinho (in mem) recebendo o troféu “Tião Silva”

Ouvinte assíduo da Sete Colinas Colinas Tião Silva por diversas vezes me sugeriu pautas políticas e econômicas de importância para Uberaba. Esteve na emissora pela última vez há cerca de dois anos e meio para entregar o Troféu “Tião Silva” ao saudoso Vilmarzinho.