Mix de Notícias com Élvia Moraes – 02/02/2018

Primeiro título e transferência podem ser feitos até 09 de maio. Títulos cancelados só após o dia 26

Quem deixou para a última hora e ainda conseguiu agendar horário para o recadastramento biométrico sabe que a Justiça Eleitoral está no maior corre-corre. Grandes filas na Central do Eleitor se formam desde o início da manhã.

Mas há duas situações que não é necessário enfrentar fila pq o prazo de término é maio. É o caso dos jovens que vão tirar o título pela primeira vez ou eleitores que farão transferência para cidades onde a biometria é obrigatória como Uberaba, Uberlândia, Betim e Contagem.

O prazo vai até 09 de maio. Quem apostava numa possível prorrogação da biometria como diz o ditado popular “deu com os burros na água”. O prazo termina na sexta-feira que vem dia 09 e quem não conseguiu, terá o título cancelado.

E atenção: após o dia 09 de fevereiro, a Justiça Eleitoral fará uma pausa no atendimento para realizar procedimentos internos. E a partir do dia 26 deste mês reabre prazo até 09 de maio para que os eleitores com títulos cancelados regularizem sua situação. Não será cobrada multa e o título permanecerá com o mesmo número dando ao eleitor, a oportunidade de ainda votar nas eleições deste ano.

A Justiça Eleitoral só irá divulgar se será necessário ou não fazer agendamento para eleitores com títulos cancelados após o balanço de quantos estarão nesta situação.


Fumacê será retomado hoje em toda a cidade

A partir de hoje, a Secretaria de Saúde do Município retorna com combate motorizado, o tradicional fumacê em bairros com maiores índices de infestação do Aedes Aegipty detectados no último LIRAa.

Quatro equipes vão percorrer a cidade em dois horários. Entre 05 e 07 da manhã e das cinco da tarde às dez da noite. Nesta sexta-feira, as equipes do fumacê estarão nos Bairros Nossa Senhora Aparecida e Abadia entre cinco e sete da manhã e entre cinco e dez da noite percorrem os Bairros Abadia, Leblon, Parque São Geraldo, São Cristóvão e Gameleira III.

O fumacê realiza pulverizações em aerossol a frio formando uma espécie de neblina no ambiente suspenso no ar. O mosquito, ao passar por essa neblina, é atingido pelas partículas do inseticida e eliminado.

Os Técnicos orientam que é necessário abrir portas e janelas quando os veículos passarem, para aumentar a abrangência do inseticida que só age no mosquito adulto.

Nas próximas edições do jornal da Sete, traremos o cronograma para cada dia da semana.


Tarifa Branca completa um mês de vigência

Criada pelo governo federal para dar chance ao consumidor de pagar pela energia elétrica de acordo com o dia e horário de consumo, a tarifa branca completou um mês de vigência. Por enquanto, a nova tarifa não é para todo mundo. Este ano, será para quem gasta acima de 500 kw/hora por mês, ou seja, grandes consumidores. O que representa 5% do total de energia do país.

Somente em 2020, estará disponível para toda a população. O Engenheiro de Comercialização da Cemig, Lucas Correia Martins alerta, é preciso conhecer bastante o consumo da casa ou em contrário, a conta pode ficar ainda mais cara.

Uberaba assina tratado para proteção do meio ambiente.

Uberaba é signatária do Pacto para Redução de Gases Poluentes recém proposto pela ONU. Prefeito Paulo Piau se manifestou a respeito.