Mix de Notícias com Élvia Moraes – 01/02/2018

Sesc abre inscrições para cursos em 2018

O Sesc – Serviço Social do Comércio está com inscrições abertas para cursos na as áreas de educação, esporte e cultura durante o ano de 2018. Detalhes na entrevista da Gerente do Sesc Uberaba, Rejane Faria.


Carteira de Habilitação digital pode ser utilizada a partir de hoje

Motoristas mineiros que desejam ter a carteira de habilitação em formato digital, já podem solicitar o documento sem nenhum custo, a partir desta quinta-feira no Denatran – Departamento Nacional de Trânsito.

A CNH digital só pode ser solicitada pelos motoristas que já possuem o documento em papel com o código de barras bidimensional -QR Code no verso. O item de segurança foi implantado no documento desde maio do ano passado. As carteiras mais antigas não têm o código. O motorista pode pedir uma segunda via ou aguardar a data da renovação.

Os aplicativos já estão disponíveis para download no Google Play e na Apple Store. É importante que os dados estejam atualizados no site do Detran, principalmente o e-mail e o telefone celular. Todos os detalhes na nova medida estão no site do Detran.

Mas preste atenção, se na hora da blitz seu celular estiver sem bateria ou quebrado, não adianta dizer ao policial que a CNH está dentro dele. O documento é de porte obrigatório seja digital ou física. Se não conseguir acessar são três pontos na carteira, multa de R$88 e apreensão do veículo.


Ministério Público Federal volta atrás e libera a Petrobras para fazer o leilão das máquinas compradas para a planta de amônia em Uberaba

Em ofício enviado ao Presidente da Petrobras, Pedro Parente, o Ministério Público Federal em Uberaba, informou que está suspensa a recomendação feita à empresa em dezembro do ano passado para evitar o leilão internacional afim de vender os equipamentos comprados para a planta de amônia em Uberaba que não será mais retomada pela Estatal.

Trocando em miúdos, o Ministério Público Federal libera a Petrobras para fazer o leilão. A decisão do Procurador-geral Thales Messias foi baseada na ausência de um gasoduto em Uberaba – essencial para abastecer a planta de amônia e que, portanto, a impede de ser construída.

Os equipamentos, segundo a decisão, correriam o risco de virar sucata. O lance inicial no leilão será de R$19,5. Mas a apesar da suspensão da recomendação, o Ministério Público Federal comunicou à Petrobras que vai investigar agora, o prejuízo os cofres públicos e as consequentes responsabilidades pelo cancelamento do projeto.

A planta de amônia de Uberaba integrava o Projeto de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal que foi cancelado pela Petrobras devido à crise financeira após as denúncias de corrupção na Operação Lava Jato.

Por outro, a Prefeitura de Uberaba, em nota enviada ontem, informa que em parceria com a Codemig – Companhia de Desenvolvimento de MG enviou parecer a Petrobras informando que vai priorizar a vinda do gasoduto de Paulínia para Uberaba por ser a melhor e mais rápida alternativa para que a planta seja construída.


Vacina contra FA deve ser tomada imediatamente para quem for viajar no carnaval e não estiver imunizado

Para os festejos de momo, principalmente para quem for viajar, se não tomou vacina contra febre amarela, é bom se apressar. A entrevista é com o Diretor de Vigilância em Saúde, Nelson Ranieri.

Subiu para 42 o número de mortos pela febre amarela no Estado. Ontem, as prefeituras de Jeceaba no Norte de Minas, Santo Antônio do Aventureiro, Senhora de Oliveira e Piranga na zona da Mata confirmaram mais quatro mortes de moradores. Até agora, já são 81 casos confirmados de febre amarela no Estado e outros 208 casos estão em investigação.